sábado, 26 de novembro de 2011

Centenário da Assembleia de Deus: uma celebração pra ficar na história

Mais de 25 mil fiéis de Feira de Santana lotaram o Joia da Princesa para celebrarem os 100 anos da Assembleia de Deus no Brasil e os 73 em Feira de Santana


Alicerçada na doutrina dos apóstolos e defensora absoluta do Evangelho pleno pregado por Jesus Cristo no início da Era Cristã, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, celebrou, no último dia 15 de novembro, o centenário da denominação no País e os 73 anos da igreja em Feira de Santana. Cerca de 25 mil fiéis, com bandeiras e faixas, lotaram o estádio Joia da Princesa e, juntos, tributaram ao Espírito Santo, fundador da igreja, o louvor e a glória que Lhe são devidos.
Utilizando o preceito bíblico de que quem semeia com lágrimas colhe com alegria, o pastor Manasses Araújo, coordenador do evento, considerou a celebração um marco histórico da Assembleia de Deus na cidade. “O povo de Deus atendeu ao nosso convite e, como você pode ver, lotou o estádio para participar dessa grande festa que é resultado de muito esforço, empenho, lágrimas e dedicação de muitos irmãos. Este evento se consolida como um marco na história assembleiana”, disse o pastor e, com lágrimas rolando em seu rosto, completou: “Deus nos fez coisas novas. Ele é um Deus de surpresas. A presença d’Ele é real neste lugar”.
Enquanto o coordenador não conseguia conter as lágrimas, a programação seguia com hinos, louvores e a entoação das inesquecíveis canções pelo ministério de Louvor Filhos de Asafe, que resgatou os clássicos da música evangélica brasileira. Além disso, coreógrafos utilizaram seus corpos como instrumento de adoração e deram imenso e bonito colorido ao campo do Alberto Oliveira.

Do centenário ao Apocalipse
A programação especial, denominada Do Centenário ao Apocalipse contou com a apresentação do coral formado por mais de mil vozes, acompanhado da orquestra sinfônica da Assembleia de Deus, que trouxe dois grandes clássicos da Harpa Cristã, o hinário secular da igreja. O clássico “Grandioso és tu”, foi uma das melodias produzidas no estádio. “Só Deus pode fazer algo de tamanha grandeza”, disse um dos fiéis. Os outros sacudiam as arquibancadas com “glória a Deus” de um lado e “aleluia” de outro.
Um dos pontos altos da celebração foi uma reconstituição da embarcação que trouxe os missionários suecos Gunnar Vingrem e Daniel Berg para fundarem a Assembleia de Deus em Belém do Pará, em 1911.
Ao som de uma canção própria do centenário, a pira olímpica foi acessa e os sósias dos missionários deram uma volta ao campo. Enquanto isso, a nação assembleiana aplaudia com entusiasmo ao “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. A partir dos missionários suecos, “membros da igreja, missionários e pregadores, impelidos pelo ardor evangelístico pentecostal, começaram a espalhar a chama do avivamento por toda a nação brasileira”, narrava os apresentadores.
Foram mais de 10 apresentações, envolvendo centenas de pessoas. A cada uma, o sentimento de saudosismo era estampado no rosto de pastores e fieis que transformaram o estádio em uma típica catedral da fé iluminada pelo Sol da Justiça. “O trabalho da Assembleia de Deus em Feira de Santana tem contribuído com o desenvolvimento social, espiritual e religioso da cidade. Através dela milhares de jovens foram resgatados do mundo do crime, das drogas e salvos da violência. A igreja é, de fato, um referencial de paz, amor e liberdade”, disse o prefeito da cidade, Tarcízio Pimenta, que esteve presente ao evento acompanhado da primeira-dama, deputada Graça Pimenta.

Ministrações
A celebração também contou com duas ministrações. A primeira fora feita no pôr do sol, com base em Filipenses capítulo 2 versículos 5 a 11, pelo pastor e conferencista Robério de Jesus. Ele falou sobre a importância da cruz de Cristo. A segunda, já à noite, foi proferida pelo Pr. Jonatas Câmara, presidente da igreja no estado do Amazonas. Ele, que esteve representando o pastor da igreja-mãe, Samuel Câmara, seu irmão, pregou com base em Mateus capítulo 5 versículos 1 a 12 e abordou a igreja como referencial da luz de Cristo no mundo. Além dos referidos pastores, a cantora Rose Nascimento, que há 45 anos frequenta a Assembleia de Deus, no Rio de Janeiro; o cantor Eliezer Rosa que já nasceu na igreja, e outros cantores locais e grupos convidados também puderam expressar sua gratidão em forma de louvor.

Marcas eternas
Ao final do evento, o pastor presidente da igreja na cidade, Joeser Cruz Santana, disse que a realização deixará marcas eternas na vida dos assembleianos da cidade de Feira de Santana. “Esta celebração deixará a marca da alegria, do prazer, e, sobretudo da felicidade plena. O povo de Deus é uma nação unida e fortalecida. Sairemos deste estádio com a certeza de que o Evangelho traz a paz e a felicidade que a humanidade tanto precisa”.
A convicção do pastor é confirmada pelo IBGE. Dados do Instituto dão conta de que quase metade dos evangélicos brasileiros congregam na Assembleia de Deus, cerca de 40% do total. No Brasil são mais de “30 mil pastores, seis mil igrejas-sede, mais de 2 mil missionários, milhares de obreiros e mais de 100 mil locais de culto nos 5 mil municípios do País”, recordavam os apresentadores. Em Feira de Santana, a história da Assembleia de Deus também está sendo coroada de vitórias. Em 73 anos, a igreja já consagrou mais de 60 pastores, 390 presbíteros, 800 diáconos e 550 dirigentes de círculo de oração, 133 templos e 19 mil membros em toda a cidade.



Fonte: Folha do Estado