NOSSA HISTÓRIA

O trabalho do Senhor em feira de Santana, BA, teve início em 1936 através do pastor José Carlos Guimarães. Na ocasião o pastor José Guimarães pedira a Deus que confirmasse sua chamada para aquela cidade, com a conversão de uma pessoa nos seus primeiros contatos. Assim, a primeira convertida foi a irmã Olívia, que aceito, chorando o convite. Um senhor que se encontrava no mercado municipal muito aflito, e que estava clamando que o mundo iria se acabar em três dias, por indução de um artigo de jornal assinado por um padre, creu em Jesus, juntamente com suas duas filhas. Disse aquele senhor que não havia na cidade nenhuma denominação evangélica e ofereceu uma casa de sua propriedade para realização dos cultos, localizada na “Rua do Fogo”, onde então se iniciou a AD. Em seguida o pastor José Guimarães retornou à cidade de valente, distante 25 léguas (150 KM) de Feira de Santana, numa estrada inteiramente
deserta e aonde se encontrava sua família, aconteceu um tafo maravilhoso. Vejamos:

“Após viajar 10 Km pernoitei em uma fazenda de uma parente denominada “Porção”. Sem perder a oportunidade comecei a evangelizar, quando um moço genro de minha parenta começou a tremer e sentir que o Diabo se manifestava. Subitamente o mesmo se levantou e de posse de uma faca, com atitudes violentas, declarou: “ Você precisa morrer, pois sou integralista e a ordem e instrução que temos é que todos os protestantes devem morrer”. Diante do clamor de todos os parentes, não consegui dormir e assim resolvi ir embora antes do dia clarear. Encontrei o animal preso no curral sem se alimentar no pasto conforme ordenara minha parenta. Não houve jeito senão lançar-me em viajem a pé, com o animal doente e faminto, fato que coincidiu com um período de grande seca no sertão, não existindo nenhuma vegetação verde”.
Após longo período e sob sol causticante, mais ou menos às 15hs parei numa pequena casa, onde tomei um copo de água quente e após reiniciar a caminhada comecei a sentir fortes dores no estomago. Numa baixada, o animal deitou-se gemendo e parecendo que ia morrer, ficando eu angustiado, pois a dor aumentava e não havia naquele local nenhum socorro nem recurso algum. Com o sol declinando, amarrei o animal. Começou a apoderar-se de mim o temo ao verificar naquela área deserta, vários rastros de onça que segundo informações, já havia devorado várias pessoas.
Após ora ao Senhor prostrei-me, sem esperança de sobreviver diante daquele quadro aterrador” Alguns minutos depois adormeci e subitamente despertei maravilhado com que Deus operara. Sentia-me plenamente restabelecido, curado daquela enfermidade e para grande surpresa o animal doente, cansado e faminto, sem que houvesse qualquer atendimento ou interferência, estava de pé, ativo e de pleno vigor. Coloquei a cela no animal e montei. Podia ver o por do sol quando, frações de segundo ()acrescentando ser a expressão de verdade perante Deus, o qie relato nesta passagem), vi-me ainda com o mesmo por do sol, montado no animal, entrando na cidade de valente, cuja distância de 12 léguas(72 Km) do local em que estava. A sensação que senti foi grande , pois levaria um dia de viagem para se fazer tal trajeto. “

Locais onde Iniciou a obra do Senhor nessa Cidade

- Rua do Fogo, Hoje Quintino Bocaiúva Nº 47
- Na Boa Viagem acima da Rua do Fogo
- Av. Senhor dos Passos
- Rua Barão de Cotegipe na casa do Ir. João de Oliveira
- Na casa de José Moreira na mesma rua Barão de Cotegipe
- Rua intendente Freire
- Rua Vasco Filho
- Rua D. Pedro I em 1991
- Atualmente na Rua Vasco Filho Nº 114 no bairro da Brasília


Fundadores da ADEFS




Primeiro Casamento Realizado nessa Igreja


Primeira Família Missionária Envida pela ADEFS para a África



A construção da atual congregação sede teve inicio em 1990.




O Mestre de Obras e Pastor Salustiano Bispo de Jesus.

Algumas Fotos da Construção    
13 anos depois em 15 de Julho de 2003 um dos maiores templo da Assembléia de Deus na Bahia inaugurado.
- Com capacidade para 6 mil
- Um auditório em anexo
- Refeitório
- 10 Salas para Escola Dominical
- Estacionamento
Pastor que concluiu as obras do Templo Sede

Foto do Templo Concluido

Templo Sede da ADEFS

Em 2005 foi necessária uma reforma para adicionar um sistema acústico e em 2007 uma nova inauguração.

Hoje a Assembléia de Deus em Feira de Santana possui 127 congregações dentro da cidade e mais 70 congregações entre campos, sub-campos e distritos. São 41 pastores e evangelistas, 253 presbíteros, 127 superitendentes, 650 diáconos, 700 auxiliares,550 Dirigentes de círculo de oração e cerca de 16.500 membros. A ADEFS também é possui o CETAD (Centro de ensino Teológico da Assembléia de Deus), o Centro de Recuperação Desafio Jovem e o Orfanato Infantil.

Pr. Joeser e sua esposa Ir. Miriam

E assim estamos crescendo em graça conhecimento e extensão sempre firmados na rocha inabalável que é Jesus Cristo a Ele toda Honra, Gloria e Louvor pelos séculos dos séculos Amem!